• Pastores de Deus
  • Louvor
  • Crianças do Senhor.
  • Esta nação é do Senhor Jesus.
  • Unção do Senhor

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

COMO MARCAR MINHA GERAÇÃO

Pregação do dia 30/07/11-Carlos Alberto

Texto base: 2 reis 18:1-7

Através da vida de Ezequias, o 13ª rei de Judá, vemos alguns princípios para sermos reformadores e marcamos nossa geração.

1. Transformar e sujeitar minhas convicções a Cristo.

Ezequias teve de mudar primeiro seu modo de pensar, pois uma mudança deveria ser feita primeiro nele para depois poder alcançar o povo de Judá.

Quando buscamos marcar as pessoas ao nosso redor imprimindo uma mudança precisamos começar mudando nós mesmos (Rm 12: 2).

2 . Comportamento diferenciado baseado ( VERSÍCULO 5)

na confiança no Senhor.

Enquanto seus antecessores buscavam a outros deuses, ignorando ao Senhor dos Senhores, Ezequias decidiu seguir a Deus fielmente tendo a certeza que, ao seguir ao Senhor, teria bom êxito em tudo que fizesse. (2 Rs 19: 15 – 16). Ezequias marcou-se como um homem submisso ao Senhor. Ao menor problema corria à Casa do Senhor para entregar-lhe os problemas em oração.

Independente das circunstâncias ser ou não favoráveis devemos olhar para nosso Senhor e saber que dEle vem nosso socorro. DEUS É FIEL E ESTÁ NO CONTROLE DE TODAS AS COISAS.

3. TER UM FERENCIAL DE PESSOA ( VERSÍCULO 3)

Ezequias ao determinar mudanças precisou de bases sólidas para se firmar. A base dele foi o rei mais amado de Israel: Davi (At 13:22)

Em nossa caminhada precisamos de espelhos/referências do caráter de Cristo.

“Quando estou em uma caminhada e encontro-me em uma bifurcação, preciso de uma bússola ou mapa para mostrar a direção”. Este é o papel do referencial cristão -nos levar a Cristo.

4. ATITUDE (VERSÍCULO 4)

Ezequias tomou iniciativa e mobilizou os levitas para restaurar o templo e a adoração ao Senhor. (2 Rs 29: 3-6,8,10)

Devemos ter atitude em cada circunstância diária. Hoje a juventude é dita acomodada, geração que se satisfaz com pouco e busca pouco crescimento. Devemos ter em mente a seguinte ilustração: Certa vez um viajante viu em seu caminho um problema, este era tão demasiado para o viajante que ele se recusou a prosseguir pelo caminho. Não percebeu que podia saltar o problema, passar “de ladinho” e seguir em frente, fazer algo para o problema não impedi-lo de prosseguir.

5. NÃO SERVIU O PECADO (VERSÍCULO 7)

Ezequias decidiu não mais servir ao rei da Assíria. Esta nação, no reinado de Oséias, levou Israel (Reino do Norte) cativa para a Assíria onde estavam submissos aos mandos e desmandos do rei junto com a sua idolatria.

Assim como Ezequias devemos decidir dizer basta ao pecado (Gl 5:1), pois Cristo nos libertou.

EZEQUIAS FIRMOU-SE EM TRÊS PRINCÍPIOS (BASEADOS NO VERSÍCULO 6 )

Porque se apegou ao senhor... nos dois dias mais difíceis da vida de Ezequias (2 Rs 19: 14 – a afronta do rei da Assíria e 2 Rs 20: 1-6 – ulcera mortal) ele se aproximou do Senhor em oração.

A nossa alma espera no Senhor; Ele é o nosso auxílio e escudo” Sl 33:20

Devemos nos apegar ao nosso Deus independe das situações. Devemos dar GLÓRIA ao Senhor tanto na alegria quanto nas tribulações.

... não deixou de segui-lo ... mesmo com tantas tribulações, Ezequias permaneceu firme.

Assim como ele devemos entender: “ Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;” 2 Co 4:8-9

...e guardou os mandamentos que o Senhor ordenara a Moisés.

Ezequias seguio o segredo da benção do Senhor; obedecer a sua palavra. Instituiu mudanças de acordo com a palavra de Deus. (a páscoa de acordo com as escrituras 2 Cr 30:5) pois nunca mais havia tido uma páscoa como aquela desde Salomão de acordo com a palavra de Deus.

GLÓRIA A DEUS ATRAVÉS DE CRISTO JESUS AGORA E PARA SEMPRE!AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário