• Pastores de Deus
  • Louvor
  • Crianças do Senhor.
  • Esta nação é do Senhor Jesus.
  • Unção do Senhor

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Será que Salomão alcançou a felicidade plena?

Salomão, filho de Davi, foi rei em todo Israel entre os períodos de 970-930 a.C. Depois da morte do rei Davi, Salomão foi incubido a dar continuidade ao propósito de seu pai: A construção da casa de Deus, ou seja, do templo.
Salomão tinha tudo aquilo que qualquer pessoa desejaria, mas uma pergunta surge em nossas mentes:

será que Salomão conseguiu alcançar a felicidade plena?

para responder esta pergunta, apresentaremos as três maravilhas que Salomão possuia e a humanidade almeja.
  1. Riquezas (I Rs 3:11-13). Salomão foi o rei mais rico de todo Israel, a sua riqueza era tão extensa (I Rs 10:14-29) que o próprio Jesus Cristo testemunhou a respeito dele em Mt 6:29. Salomão com toda esta riqueza e glória poderia ter ou comprar tudo o que quisesse, tudo o que sua alma desejasse. Hoje inúmeras pessoas dizem que não tem felicidade por causa que não tem dinheiro, não possuem bens materias. Será que com toda esta riqueza e glória Salomão conseguiu alcançar a felicidade?
  2. Sabedoria e Fama (I Rs 3:11-13) Salomão foi o homem mais sábio da bíblia. Ele foi o escritor do livro de Provérbios. Por causa da sua fama e sabedoria, diz a bíblia em I Rs 10, que a rainha de Sabá veio prová-lo com enigmas. A rainha de Sabá ficou tão impressionada com esta sabedoria que, diz a bíblia, não houve espírito nela. Quantas pessoas afirmam não alcançarem a felicidade por não cursarem uma faculdade? Elas creem que só serão felizes e se sentirão realizadas se tiverem um título. Muitos querem, através da sabedoria, terem fama, desejam que seu nome seja conhecido por todos. Mas será que com toda esta sabedoria e fama salomão conseguiu alcançar a felicidade?
  3. Ausência de guerras (I Rs 5:4) O reinado de Salomão foi o mais tranquilo e pacífico que existiu em todo o Israel. Neste reinado, diz a bíblia, adversário não há. As guerras podem prefigurar a tribulação, uma luta que ocorre na vida de cada pessoa. Muitos alegam que não são felizes por causa das lutas que enfrentam. Chegam a acreditar que nunca serão felizes por causa dos problemas. Existem ainda pessoas que nunca mais sorriram por causa de tribulações que estão passando. Somos ainda muito "criativos", pois se não tivermos problema nós mesmos criamos! Mas será que com toda esta paz e descanso Salomão conseguiu encontrar a felicidade?
A resposta a todo este questionamento é:
NÃO!
para provar esta resposta faz-se necessário uma leitura do livro de Eclesiastes.
quero finalizar este artigo dizendo que a verdadeira felicidade só é encontrada em Deus, Cristo Jesus nosso Senhor.
Se realmente a riqueza trouxesse felicidade não existiria ricos dando tiro na boca, se suicidando.
Se realmente a ausência de problemas trouxesse felicidade não existiriam pessoas complexadas com coisas tão banais.
Se realmente a fama e a sabedoria trouxessem felicidade não existiriam famosos usando drogas, se prostituindo e etc. Na verdade tudo isso é, segundo as palavras de Salomão, vaidade e aflição de espírito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário