• Pastores de Deus
  • Louvor
  • Crianças do Senhor.
  • Esta nação é do Senhor Jesus.
  • Unção do Senhor

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Perigo que ronda a igreja: FALSAS DOUTRINAS

Queridos no estudo passado, falamos sobre o grande perigo das falsas profecias! Neste segundo estudo trataremos de um perigo que é introduzido na igreja do Senhor Jesus Cristo sutilmente, são as Falsas doutrinas.
Como ponto de partida temos que fazer a diferença entre o que é um costume e o que é uma doutrina, para depois falarmos deste perigo que ronda a igreja.
  • Costume: É o conjunto de dogmas ou regras de uma determinada denominação. O costume varia de denominação à denominação (Assembléia de Deus, Batista, Metodista, e etc) e de igreja para igreja. Como exemplo: A igreja X ceia no primeiro domingo de cada mês, a igreja Y ceia toda segunda Quarta-feira do Primeiro mês. Qual das duas estar errada? nenhuma. Na igreja W todos os pastores ministram a palavra de Deus de terno e gravata, já na igreja Z o pastor não ministra de terno, mas de roupa social sem gravata. Qual das duas estar errada? nenhuma.
  • Doutrina: É o conjunto de princípios bíblicos que servem de base para o sistema religioso. A doutrina serve de alicerce e motivação para a vida cristã. A doutrina não varia de igreja para igreja, ou seja, ela é a mesma em todas. Como exemplo: A santa seia, toda igreja cristã faz a santa ceia. Todo homem ou mulher só podem ter um cônjuge e etc.
Agora que fizemos a diferenciação entre estes dois termos podemos tratar o que são as falsas doutrinas. A falsa doutrina ocorre quando colocamos o costume no mesmo nível da doutrina, ou seja, quando fazemos de um costume uma doutrina. Na bíblia isto recebe o nome de doutrinas de homens. Os líderes que fazem isto usam o seguinte "jargão" para fundamentarem suas atitudes: "Não existe sã doutrina sem bons costumes!" De iníco até parece uma frase tirada da bíblia, mas, para eles, o que são bons costumes? Será que os bons costumes se restringem apenas ao tamanho do corte de cabelo e da saia que a irmã usa? O brinco e o batom também fazem parte deste "conjunto de costumes"? Queridos não é necessário um conjunto de dogmas de igreja para fazer o povo de Deus se santificar, pois se fosse esse o caso os fariseus seriam o povo mais santo da face da terra, mas sabemos que não são! A palavra de Deus é que santifica os cristãos (Jo 17:17). A palavra de Deus por si só é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra (II Tm 3:16-17).
Outro ponto a ser salientado é: O que estar por trás de aceitarmos esses "costumes doutrinários"? As pessoas que criam estes "costumes doutrinários" têm apenas uma finalidade: DOMINAR! Queridos o Pastor Myles Mourer disse algo surpreendente baseado em Gn 1:28: Deus disse para homem dominar a terra e sujeitai-a, mas não disse para o homem dominar sobre outro homem!
Eu quero encerrar este artigo usando as palavras do apóstolo Paulo: "Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso se destroem.Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne (Cl 2:20-23).

Que Deus te abençoe tremendamente!
Fiquem na paz de Cristo Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário